Sobre o Parque
O projecto do Parque Urbano Natura Outeiro de Polima abrange cinco hectares de terreno agrícola, entre o Outeiro de Polima e a Torre da Aguilha. Este espaço destaca-se visualmente através das relações privilegiadas com o Rio Tejo, o Cabo Espichel, Monsanto e Lisboa, num espaço ilimitado. O plano de intervenção centrou-se na apropriação das características do local.
O ponto mais alto, elemento dominante da paisagem, afirma-se como referência espacial, proporcionando boas relações visuais e pontos de fuga. Aqui foi instalada uma cafetaria com uma esplanada em deck de madeira sobre um espelho de água, proporcionando um local de encontro e de partida para a exploração do parque.
As ruínas da antiga azinhaga são um vestígio do uso do solo e da compartimentação dos terrenos. Ganham aqui vida com um elemento estruturante que mantém o uso de condução e distribuição ao longo do parque. Favorecem-se corredores visuais e percursos cénicos, estabelecendo ligações entre as diferentes zonas.
A solução apresentada estabelece o equilíbrio ecológico entre o intervencionado pelo Homem e o meio, articulando os dois de uma forma integrada, recriando espaços, proporcionando emoções e sentimentos de apropriação por parte da população.
tabaleao_hotmail.com
tabaleao_gmail.com
( 00 351) 965347923