Quinta de Stº António - Forte de Évora

























Considerada como “Zona Verde Monumental” pelo Plano Director Municipal, a Quinta de Santo António da Piedade integra-se na tipologia das cercas Conventuais. O seu terreno é organizado em patamares, repartindo-se em diversos sub-espaços. Prima assim pela diversidade espacial que possuí, e que deve ser revalorizada. A recriação dos espaços da Quinta teve por base os constituintes básicos da Quinta de recreio: a mata, o horto de recreio, a horta e o pomar.
Sendo este um espaço privado, será conveniente que a proposta se adeqúe às utilizações previstas pelo proprietário, que neste caso é a Igreja. Aqui existirá em breve um lar de terceira idade para os padres. A proposta tem então de encontrar uma harmonia entre funções.
Propõe-se pois que este espaço esteja apto a receber grupos, durante todo o ano, de principalmente jovens. (Durante períodos de tempo a definir segundo cada evento), Ocorreriam diversas actividades: workshops, pequenos seminários, encontros, debates, sobre temas actuais ou com interesse para os jovens, como por exemplo drogas, sexualidade, pressão de pares, assertividade, etc. Assim o principal intuito destes eventos é a aprendizagem e o saber.
A interacção criada entre os jovens e os mais velhos cria uma relação e ao mesmo tempo um antagonismo entre a inexperiência e a experiência, o passado e o futuro, o aprender e o saber. De novo a busca do conhecimento.
Para toda a proposta este princípio foi seguido. Todas as características da Cerca se mantêm, como todos os seus sub-espaços, preservando-se e restaurando-se todos os elementos de água. No entanto o espaço sofre um processo de reabilitação e recriação tomando também um carácter mais contemporâneo.
O tema do conhecimento, aplicado a toda a Quinta, como a um Jardim, origina diferentes espaços, com diferentes vivências e ambiências.

Cinco títulos alusivos ao conhecimento originaram cinco sub-espaços:
- A dúvida (ou escolha)
- A expansão (ou efusão do conhecimento)
- A reflexão
- A consciência (ou confronto)
- A procura